

AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS
A autenticação de documentos é o serviço que garante que uma cópia de um documento seja fiel ao original, conferindo a ela a mesma validade legal.
No cartório, o tabelião verifica se a cópia é idêntica ao documento original apresentado e, ao atestar essa correspondência, faz com que a cópia tenha valor jurídico, podendo ser usada em diversas situações, como processos, contratos ou outras formalidades.
A autenticação é feita por folha ou documentos, ou seja, se houver mais de um documento na mesma página, cada um será autenticado separadamente.
Além de documentos físicos, é possível autenticar documentos eletrônicos. Nesse caso, o cartório faz a conversão do documento digital para o papel, assegurando que ele mantenha a validade jurídica.
Esse serviço é essencial quando você precisa garantir que uma cópia de um documento seja aceita com o mesmo valor do original, seja para contratos, transações ou comprovações legais.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para autenticar um documento, você precisa trazer o original e a cópia que deseja autenticar.